TransBordando
em Luz, Tramas e Linhas | As histórias que passam por Mih
Que honra fazer parte do projeto Olhares da Letraria Livros esse lugar que tem um pedacinho privilegiado no meu coração. As peças ficaram expostas no mês de Março/2024.



“Por trás de mim estão todos os meus ancestrais me dando forças, a vida passou através deles até chegar a mim. E em sua honra a viverei plenamente.”
TransBordando nasce do amor das minhas ancestrais pela arte, por criar com suas mãos peças únicas e carregadas de história. E são essas histórias que quero contar ao mundo, aos meus, e até a mim mesma como forma de manter viva as lembranças, a saudade e o amor.
Algumas coisas nos conectam como família, e na minha é a arte feita com as mãos, todas nós de alguma forma sabemos fazer algo herdamos esse dom e gosto, minha mãe aprendia com facilidade as técnicas e fazia tudo com primazia. Nossa casa respirava e inspirava bordado, tricô, crochê, costura, pintura e fotografia era por meio deles que nos conectavamos, como era bom aprender algo novo e ver as peças prontas!
O bordado é a foma que encontrei de estar próxima a elas novamente, transmitindo em um pequeno pedaço de tecido toda a nossa ancestralidade. É tão prazeroso observar a agulha que se afasta e se aproxima do trabalho, puxando e trazendo a linha, fazendo um som baixinho e constante ao atravessar o tecido.
A cada ponto no desenho se transforma em arte para enfeitar a alma de artista da bordadeira e de quem verá a peça pronta. Afinal, a peça feita à mão carrega todo o afeto, a criatividade e sensibilidade.
A exposição é composta por nove peças que se interligam entre o passado, presente e futuro. Que através da união de técnicas, como o bordado, fotografia e pintura criam peças únicas.
São elas:

É o princípio, por onde cada história flui para ser contada através de mim.
Forjada pelo AMOR de várias mães e mulheres que através de seus ensinamentos, qualidades e defeitos me tornaram a mulher e mãe que sou hoje.

Eu TransBordo
Somos as mulheres a quem o tempo muito ensinou. Ensinou a amar a vida e não desistir da luta, recomeçar na derrota, renunciar as palavras e pensamentos negativos.
Aprendemos que mais vale lutar do que recolher tudo fácil.

Ana FÉ
A arvore traz em sua simbologia o legado familiar, os saberes que são passados de geração em geração.
Muitas vezes achamos que as melhores coisas da vida estão em gestos grandiosos, mas é na simplicidade do dia a dia que nossas lembranças são feitas. Sem exageros, sem amarras, pois será a melhor maneira de transmitir o AMOR.

Eva LEGADO
Uma singela homenagem aos que já se foram, mostrando que há beleza na vida, na morte e no luto.
Através de Dentes-de-Leão que representam a espiritualidade, liberdade, esperança e leveza
BruMila

Uma imagem construída a partir de IA que representa minha avó e seu amor pelos livros. Esse viajar por mundos e possibilidades infinitas, que permitem o encontro com a alma da pessoa que escreve e de quem lê.

Elcira ANCESTRALIDADE
O ventre que gera vida, amor e que transporta em si todas nós. Por muitas vezes fui abençoada de fazer parte de momentos muito especiais, mas poder estar dos dois lados de um parto é uma sensação que não tem palavras.
Por duas vezes tive a graça de presenciar a vida, e ser presenteada pelas equipes médicas em realizar o corte do cordão umbilical.

Semear AFETO
Nosso apartamento era um mundo de cores, cheiros e sabores. Embaladas por músicas e histórias, algumas da vida e outras dos livros da estante. A paixão pelos livros foi algo herdado da minha avó e da minha mãe.
O ano de 2023 foi marcado pelo reencontro entre mim e a literatura, que há muito estava adormecida esperando o momento exato para voltar.

Luisa LIVROS
Compartilhar um abraço é abrir-se para outra pessoa e dividir emoções.
Seja um abraço de comemoração ou saudades, esse gesto é capaz de mudar a vida de ambas as pessoas que o repartem.
